segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Cuidados com o jardim na primavera





A primavera também é uma época que requer muito trabalho no jardim. Os dias começam a esquentar, a luz aumenta e as chuvas são mais regulares, despertando as plantas da dormência e estimulando seu crescimento. É tempo de dar um trato nos canteiros, vasos e caminhos, removendo a terra das plantas envasadas, retirando as espécies invasoras e reiniciando a fertilização do solo de todo o jardim e, principalmente, dos novos canteiros. Apare, ainda, os gramados. Para as plantas de dentro de casa, mantenha as janelas abertas para aumentar a ventilação nos dias mais ensolarados.

Aproveite para podar:
Se as geadas do inverno prejudicaram os arbustos do jardim, faça uma poda nos ramos mais afetados para auxiliar nova brotação. Mas não esqueça: Tenha sempre em mãos uma boa tesoura de poda, afiada e sem ferrugem para não machucar os galhos e prejudicar as plantas.
Evite podas em dias muito chuvosos, porque pode haver ocorrência de fungos.  

Cuidados com as regas:
Como a estação é mais quente, não deixe de regar as suas plantas, pois com calor, a perda de água pela evaporação é mais rápida.Uma boa saída, é espalhar uma camada generosa de cascas ou folhas de árvore sobre a base das plantas. A casca e as folhas ajudam na manutenção da umidade.

Cuidado: Não faça as regas no período entre as 11h e 3 da tarde, quando o sol tende a estar mais forte. E se for viajar, ponha seus vasinhos dentro de uma bacia com água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário